
Belém recebe, nos dias 6 e 7 de junho, a Cúpula do Clima, realizada no Parque da Cidade. O evento internacional reunirá chefes de Estado e de governo, ministros e representantes de organizações multilaterais para debater compromissos e estratégias fundamentais no enfrentamento às mudanças climáticas.
A reunião, convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é vista como um marco crucial no processo de mobilização global em direção à COP30, que acontecerá entre 10 e 21 de novembro, também na capital paraense.
Conforme informações do Itamaraty, a Cúpula terá uma programação dividida entre uma plenária central e sessões temáticas. A abertura da plenária geral será conduzida por Lula na manhã desta quinta-feira. Simultaneamente, ocorrerá um almoço do Fundo de Florestas Tropicais (TFFF), uma iniciativa focada no financiamento da preservação ambiental em países com vastas áreas de floresta. Ao longo dos dois dias, três eixos centrais de debate serão abordados:
- Florestas e Oceanos (quinta-feira à tarde)
- Transição Energética (sexta-feira pela manhã)
- Acordo de Paris, NDCs e financiamento climático (sexta-feira à tarde)
Segundo o embaixador Maurício Lyrio, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, o objetivo principal é “impulsionar o diálogo político em alto nível” antes das negociações formais da COP30.
A embaixadora Liliam Chagas, diretora do Departamento do Clima do MRE, destaca que a escolha de Belém como sede sublinha a importância da Amazônia no cenário do debate climático. “O mundo precisa urgentemente reverter a tendência de aumento da temperatura. Temos os instrumentos e mecanismos necessários; agora, é fundamental uma elevação do compromisso político”, enfatizou.
Fonte: Canal Rural.








