
Um programa especial sobre a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) será exibido pela TV Brasil neste domingo (30). O especial intitulado “A COP da Amazônia” irá ao ar às 17h30 e terá duração de 50 minutos, apresentando um resumo das principais discussões ocorridas no evento realizado em Belém, que reuniu líderes e representantes de mais de cem países.
Segundo Cidinha Matos, diretora de jornalismo da emissora, “o papel da TV pública é estimular a visão crítica dos cidadãos e por isso estamos realizando esse especial que vai trazer os principais pontos tratados nesta COP que foi histórica”. A cobertura envolveu uma operação técnica de grande escala, considerada a maior na história da emissora, com mais de 300 profissionais mobilizados, 42 sinais simultâneos, transmissões em UHD 4K, além de estúdios de rádio e TV e um Master Control Room especialmente projetado para garantir qualidade e estabilidade.
A estrutura também incluiu um sistema de IPTV com mais de 330 pontos de exibição e suporte técnico no Centro Internacional de Mídia, que contou com 60 salas equipadas para redação, gravação e edição. Além da transmissão oficial, a equipe da emissora realizou uma cobertura jornalística ampla e diversificada, com foco na valorização de saberes e povos tradicionais, especialmente as vozes amazônicas.
Emissora anfitriã
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) atuou como emissora oficial do evento e foi responsável pela geração e distribuição de todas as imagens institucionais da Conferência.
Esta operação técnica foi a maior já realizada na trajetória dos 18 anos da EBC: mais de 300 profissionais mobilizados – equipe técnica e jornalismo –, 42 sinais simultâneos, transmissões em UHD 4K, estúdios de rádio e TV, além de um Master Control Room especialmente projetado para garantir qualidade e estabilidade.
A estrutura incluiu ainda um sistema de IPTV com mais de 330 pontos de exibição e suporte técnico dentro do Centro Internacional de Mídia, que contou com 60 salas equipadas para redação, gravação e edição.
Além da transmissão oficial, os veículos da EBC realizaram uma cobertura jornalística ampla e diversificada, com profundidade narrativa, valorização de saberes e povos tradicionais e espaço garantido para as vozes amazônicas.
Fonte: Agência Brasil








