Agronegócio

Programa fortalece indústria brasileira no mercado agro africano

Durante o evento, as empresas estabeleceram contatos comerciais em diversos países africanos, como África do Sul, Angola, Botsuana, Moçambique, Tanzânia e Zimbábue

BMS fortalece indústria brasileira no mercado agro africano. Foto: Reprodução/ApexBrasil.

Treze empresas brasileiras do setor agroindustrial conquistaram resultados expressivos durante sua participação na Nampo Show 2023, a principal feira agro do continente africano e a segunda maior do hemisfério sul.

Com o apoio do Programa Brazil Machinery Solutions (BMS), fruto da parceria entre a ApexBrasil e a ABIMAQ, as empresas participantes alcançaram um total de USD 8 milhões em negócios realizados e previstos.

Durante o evento, as empresas estabeleceram contatos comerciais em diversos países africanos, como África do Sul, Angola, Botsuana, Moçambique, Tanzânia e Zimbábue, além de nações europeias, como França e Inglaterra. Essas regiões representam mercados cruciais para o setor agroindustrial brasileiro e receberam atenção especial durante a feira.

A Rodada de Negócios promovida durante o evento foi um ponto alto para as empresas participantes. Foram realizadas 96 reuniões com um total de 106 contatos comerciais, superando as expectativas iniciais. As empresas brasileiras puderam apresentar sua tecnologia e expertise em um ambiente estratégico para o desenvolvimento de novos negócios na África do Sul, que serve como porta de entrada para o continente africano.

“Obtivemos resultados expressivos no continente africano, superando nossas expectativas. Inicialmente, esperávamos realizar cerca de 40 reuniões durante a Rodada de Negócios, mas alcançamos a marca de 96 reuniões, um aumento de 140% em relação às expectativas iniciais e um ganho significativo em termos de negócios”, afirma Paulo Guerra, Gerente de Relações Institucionais e Promoção Comercial da ABIMAQ.

A participação das empresas brasileiras na Nampo Show 2023 fortaleceu a presença do Brasil como fornecedor de soluções tecnológicas avançadas no setor agroindustrial africano. A África é um mercado promissor e estratégico, e a expertise brasileira tem muito a contribuir para o desenvolvimento dessa indústria na região, destaca Guerra.

A presença das empresas brasileiras no evento também reforça a importância da parceria entre a ABIMAQ e a ApexBrasil, por meio do Programa BMS, na promoção da indústria nacional e no estímulo às exportações e investimentos no setor de máquinas e equipamentos.

O Programa Brazil Machinery Solutions, resultado da parceria entre a ApexBrasil e a ABIMAQ, tem como objetivo promover as exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, fortalecendo a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico com tecnologia e competitividade. Com mais de 300 membros, o Programa BMS abrange indústrias de diversos setores, incluindo agrícola, têxtil, mineração, plástico e embalagens. As empresas associadas ao programa já registraram exportações para 160 países até outubro de 2021.

A ABIMAQ, fundada em 1937, atua em prol do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, promovendo ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais, e contribuindo para aprimorar o desempenho tecnológico, a capacitação de recursos humanos e a modernização gerencial da indústria brasileira.

Mais informações sobre o Programa Brazil Machinery Solutions podem ser encontradas em www.brazilmachinery.com, e para saber mais sobre a ABIMAQ, acesse www.abimaq.org.br.


Saiba tudo sobre o agronegócio brasileiro. Informações sobre agricultura, pecuária, economia e política. Siga o Agrozil no Google News.


Fonte: ApexBrasil.