Açúcar: preços reagem positivamente no encerramento de outubro

Açúcar cristal branco recupera cotações no fim de outubro com foco em qualidade e restrição de oferta para exportação. Usinas firmes nas vendas impulsionam o mercado, enquanto o tipo Icumsa 180 mostra maior flexibilidade.

açúcar - conab
Foto: Freepik

Os preços médios do açúcar cristal branco negociado no mercado spot de São Paulo apresentaram uma recuperação ao final da última semana de outubro, de acordo com os levantamentos do Cepea (Centro De Estudos Avançados em Economia Aplicada).

O Indicador Cepea/Esalq (com Icumsa de 130 a 180) registrou seu menor patamar nominal desde abril de 2021 na segunda-feira, 27, cotado a R$ 111,00 por saca de 50 kg. Na sexta-feira, 31, o valor subiu para R$ 113,65/sc.

De acordo com os pesquisadores, a recuperação foi impulsionada pela maior concentração de negócios envolvendo o açúcar cristal de melhor qualidade, o Icumsa 150. As usinas mantiveram uma postura firme nas vendas, amparadas pela restrição de oferta, uma vez que grande parte dessa qualidade tem sido destinada ao mercado externo durante a safra (2025/26).

Em contrapartida, para o tipo cristal Icumsa 180, algumas usinas demonstraram maior flexibilidade, visando escoar estoques e assegurar vendas pelos preços praticados. De forma geral, observou-se uma pressão por parte dos compradores em busca de valores inferiores, o que resultou em menor liquidez, segundo o Cepea.

*Sob supervisão de Luis Roberto Toledo

Fonte: Canal Rural.