Infraestrutura

Após 36 anos, Governo Federal e ANTT inauguram ferrovia Norte-Sul, podendo reduzir fretes em 40%

A Ferrovia Norte-Sul foi planejada para se tornar a espinha dorsal do transporte ferroviário no Brasil, desempenhando um papel estratégico na integração territorial do país

Ferrovia Norte Sul, de Palmas a Anápolis. Foto: Jorge Cardoso/Terra Imagem.

Nesta sexta-feira (16/6), o Governo Federal, em parceria com o Ministério dos Transportes e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), irá inaugurar a Ferrovia Norte-Sul (FNS), uma importante ligação ferroviária entre São Paulo e Maranhão. Essa iniciativa promete impulsionar o desenvolvimento de cinco estados e quatro regiões do Brasil, representando um marco para o setor de transportes no país.

Com extensão total de 2.257 quilômetros de trilhos, a Ferrovia Norte-Sul possibilitará o escoamento eficiente da safra agrícola das regiões Centro-Oeste e Sudeste, por meio do Arco Norte. Essa integração logística contribuirá para a redução dos custos de transporte de cargas e fortalecerá a infraestrutura ferroviária nacional.

A inauguração do Tramo Central, localizado no Terminal Rodoferroviário da concessionária Rumo S.A., situado em Rio Verde (GO), representa a conclusão da ligação total da FNS. Agora, será possível estabelecer a operacionalidade plena da conexão ferroviária entre Estrela D’Oeste (SP) e Açailândia (MA). O evento contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro dos Transportes, Renan Filho, do diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, além de outras autoridades e representantes do setor ferroviário.

A Ferrovia Norte-Sul foi planejada para se tornar a espinha dorsal do transporte ferroviário no Brasil, desempenhando um papel estratégico na integração territorial do país. Composta por três tramos, a FNS já está em operação comercial desde 2007 no Tramo Norte, que liga Açailândia (MA) a Porto Nacional (TO), percorrendo 720 quilômetros.

O segundo tramo, conhecido como Tramo Central, compreende o trecho entre Palmas (TO) e Anápolis (GO), com extensão de 855 quilômetros. Esse segmento está em operação desde 2015, com movimentação de cargas realizada pela Valec. Durante esse período, a estatal já transportou farelo de soja, madeira triturada, minério de manganês, barras de trilhos, locomotivas e vagões.

O terceiro tramo, denominado Tramo Sul, tem 682 quilômetros de extensão e abrange os municípios de Ouro Verde de Goiás/GO e Estrela d’Oeste/SP. As obras estão em fase final e essa seção se tornará o maior polo de carga de toda a Ferrovia Norte-Sul, localizado próximo aos municípios de Rio Verde, Santa Helena, Jataí, Edéia e Quirinópolis.


Extensão da Ferrovia Norte-Sul.

Em 28/3/2019, a ANTT realizou um leilão para a subconcessão do Tramo Central da Ferrovia Norte-Sul, garantindo um período de 30 anos de exploração, abrangendo os trechos entre Porto Nacional/TO e Anápolis/GO, assim como Ouro Verde de Goiás/GO e Estrela d’Oeste/SP. Esse último trecho é fundamental para conectar e concluir a ferrovia de ponta a ponta, consolidando sua importância para o sistema de transporte nacional.


Fonte: Governo do Brasil.