Na noite da última segunda-feira (28/09), aconteceu a 23ª edição do prêmio “Valor 1000”, da revista Valor Econômico, onde foram reconhecidas as 26 empresas e o banco que se destacaram em seus respectivos setores.
A empresa Gerdau foi anunciada como a “Empresa de Valor”, ou seja, a mais destacada entre todas.
O Itaú Unibanco foi o grande vencedor no setor financeiro, conquistando o título de campeão. Confira as empresas que se destacaram em seus setores:
- Agronegócio: Comigo
- Água, saneamento e serviços ambientais: Sanepar
- Alimentos e bebidas: Ambev
- Bionergia: BP Bunge
- Comércio atacadista e exterior: Sotreq
- Comércio varejista: RaiaDrogasil
- Construção e engenharia: Mills
- Educação: Afya
- Eletroeletrônica: Intelbras
- Empreendimentos imobiliários: Cury
- Energia elétrica: CPFL
- Farmacêutica e cosméticos: Grupo NC
- Indústria da moda: Lojas Renner
- Materiais de construção e de acabamento: Dexco
- Mecânica: Kuhn
- Metalurgia e siderurgia: Gerdau
- Mineração: Vale
- Papel e celulose: Suzano
- Petróleo e gás: Shell
- Plásticos e borracha: Tigre
- Química e petroquímica: Fertipar
- Serviços especializados: B3
- Serviços médicos: Grupo Fleury
- TI & Telecom: TIM
- Transportes e logística: CCR
- Veículos e peças: Randoncorp
A seleção dos premiados é fruto de um trabalho colaborativo que envolve coleta, análise e tabulação de dados realizado há mais de duas décadas. Esse processo é conduzido por profissionais do Valor em parceria com a Serasa Experian e o Centro de Estudos em Finanças da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGVCef/EAESP/FGV-SP).
O selo de qualidade ESG foi um critério crucial na avaliação das empresas nesta 23ª edição do Valor 1000. Sua adoção no ano anterior para a construção do ranking das maiores empresas do país demonstrou sua relevância, consolidando as conclusões obtidas por meio de análises aprofundadas. Os resultados também refletem modificações como o desmembramento e a introdução de novas nomenclaturas de setores, o que proporcionou maior transparência ao processo.
Oito empresas mantiveram-se como campeãs setoriais em relação ao ranking anterior: Ambev, B3, Randon, Shell, Suzano, Tigre, TIM e Vale. A divisão do antigo setor de mineração e metalurgia permitiu uma comparação mais precisa e consistente das empresas, sendo a Gerdau, líder nesse segmento, a grande vencedora como Empresa de Valor em 2023, consolidando seu histórico de excelência em edições anteriores. No setor bancário, pelo segundo ano consecutivo, o Itaú Unibanco foi o grande vencedor, graças às notas obtidas em uma ampla gama de indicadores.
Fonte: Valor Econômico.