Mapa conclui última reunião do Comitê de Governança em 2025 e define próximas ações

Colegiado destaca avanços em transparência, integridade e governo aberto e projeta prioridades para 2026

Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária
Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, realizou-se no dia 4 de dezembro de 2025, a última reunião do Comitê Interno de Governança (Cigov) do ano. A pauta priorizou as ações de transparência ativa e governo aberto ao longo de 2025, além do planejamento para o próximo ciclo de gestão.

O secretário-executivo adjunto, Cleber Oliveira Soares, que conduziu a reunião como presidente substituto, ressaltou a importância de manter as ações implementadas. Segundo ele, “Estamos entrando no último ano de gestão, e esperamos que as melhorias realizadas para fortalecer a atuação do Mapa como governo aberto, com ampla divulgação de informações, atividades e resultados, sejam mantidas e aprimoradas, garantindo maior conhecimento pela sociedade civil”.

Como convidada, a chefe da Assessoria Especial de Controle Interno, Renata Alves de Figueiredo, apresentou o Selo Agro Mais Integridade, iniciativa que reconhece empresas do agronegócio brasileiro que se destacam por boas práticas de ética e integridade nas áreas de anticorrupção, responsabilidade social e sustentabilidade ambiental. Informou ainda que a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), em sua Revisão de Integridade sobre o Brasil de 2025, destacou o selo como uma boa prática setorial.

Segundo ela, “Isso reforça que estamos no caminho certo e demonstra o quanto essa iniciativa contribui para fortalecer a integridade pública no país. O reconhecimento internacional aumenta nossa responsabilidade, mas também nos motiva a manter o alto padrão de seriedade e qualidade, garantindo que o Selo continue incentivando empresas a elevarem seus padrões e fortalecendo a confiança no agro brasileiro”.

Durante a reunião, também foram apresentadas as alterações previstas para o próximo Relatório de Gestão, que incluirá itens específicos sobre integridade, controle, governança e relacionamento com a sociedade e demais partes interessadas. A Secretaria Executiva do Ministério detalhou as próximas etapas do Programa de Análise de Impacto Regulatório, instituído pela Portaria Mapa nº 860, de 13 de novembro de 2025, voltado ao fortalecimento da transparência e do controle social na elaboração de atos normativos.

Participaram da reunião representantes das secretarias finalísticas, incluindo o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luis Rua, o secretário-adjunto de Política Agrícola, Silvio Farnese, e o secretário-adjunto de Desenvolvimento Rural, João Crescêncio Aragão Marinho. Também esteve presente o consultor jurídico, Pedro Pereira Loureiro.

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária.