
Na quarta-feira, dia 24, durante o lançamento do escritório da ApexBrasil em Cuiabá (MT), realizou-se a “Reunião de Trabalho: Adidos Agrícolas e Entidades do Agro de Mato Grosso”.
Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, o encontro, liderado pelo ministro Carlos Fávaro, contou com a presença do secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Rua. O objetivo foi apresentar o trabalho desenvolvido pelos adidos agrícolas, as oportunidades comerciais nos países em que atuam e a importância da parceria entre o governo e o setor privado para a promoção internacional do agronegócio brasileiro.
Também participaram do evento o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, o presidente da Famato, Vilmondes Tomain, o senador Jaime Campos, o assessor especial do ministro, Carlos Augustin, e o secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais, Marcel Moreira.
Durante a ocasião, o ministro Fávaro destacou a relevância do encontro para evidenciar a atuação integrada do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Segundo informou a pasta, Fávaro afirmou que “este foi um dia de trabalho para demonstrar o esforço conjunto do Mapa, da ApexBrasil, do Ministério das Relações Exteriores e do MDIC, sob a coordenação do vice-presidente Geraldo Alckmin, na ampliação das exportações brasileiras e no papel estratégico desempenhado pelos nossos adidos agrícolas”.
O ministro também ressaltou o fortalecimento da rede de adidos desde o início da atual gestão. Segundo informou a pasta, Fávaro afirmou que “o Brasil contava com 29 adidos espalhados pelo mundo. Ao assumirmos, recebemos do presidente Lula a missão de restabelecer boas relações diplomáticas e transformá-las em oportunidades comerciais. Ele nos pediu 200 novos mercados abertos para os produtos agropecuários. O trabalho foi tão intenso e conectado que estamos chegando a 500 mercados abertos. Para isso, foi necessário ampliar nossa representação no exterior, passando de 29 para 40 adidos, e a meta é chegar a 54 adidos, considerando os substitutos já definidos para os postos que terão renovação até o fim do ano”, detalhou.
Durante a reunião, os adidos agrícolas apresentaram suas áreas de atuação, destacando o papel estratégico na negociação de protocolos sanitários e fitossanitários, na abertura e expansão de mercados para produtos brasileiros, no monitoramento regulatório e na identificação de barreiras tarifárias e não tarifárias. Também enfatizaram sua atuação no mapeamento de oportunidades comerciais e de investimentos, além de apoiar a importação de insumos e bens de interesse do setor agropecuário. Destacaram ainda a articulação contínua com autoridades locais, organismos internacionais e setor privado para fortalecer a presença do Brasil nos mercados globais.
Segundo o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, o encontro foi considerado um momento histórico. “Reunir todos os adidos agrícolas brasileiros em um estado como Mato Grosso, responsável pelo saldo positivo na balança comercial, demonstra a força e o potencial do agronegócio nacional. Mato Grosso é uma referência global, com cadeias consolidadas de soja, milho, algodão e carne bovina, que impulsionam as exportações e fortalecem as reservas internacionais do país”, declarou.
MATO GROSSO: OPORTUNIDADES PARA EXPORTAÇÕES E INVESTIMENTOS
Segundo estudo apresentado pela ApexBrasil, em 2024, Mato Grosso exportou US$ 27,6 bilhões, consolidando-se como o principal exportador da região Centro-Oeste, responsável por 55% das vendas na região e por 8,2% das exportações brasileiras.
Os principais parceiros comerciais do estado concentram-se na Ásia, com destaque para China, Vietnã, Tailândia, Indonésia e Bangladesh. A China destaca-se como o maior destino das vendas externas mato-grossenses.
Entre os produtos mais exportados estão soja, milho não moído, farelo de soja, alimentos para animais, farinhas de carne, algodão e carne bovina.
Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária.








