Moçambique abre mercado para material genético avícola e impulsiona o setor agropecuário

Com estes anúncios, o agronegócio brasileiro alcança 521 aberturas, em 81 destinos, desde o início de 2023

Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária
Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, o governo brasileiro concluiu uma negociação sanitária com Moçambique, permitindo a exportação de material genético avícola, incluindo ovos férteis e pintos de um dia, para aquele país.

De acordo com a pasta, essa abertura de mercado não só contribui para a melhoria da qualidade do plantel moçambicano, mas também promove a diversificação das parcerias do Brasil e amplia as oportunidades do agronegócio brasileiro na África, considerando o grande potencial de crescimento econômico e demográfico do continente.

Segundo dados do Ministério, Moçambique, com aproximadamente 33 milhões de habitantes, importou mais de US$ 24 milhões em produtos agropecuários do Brasil entre janeiro e novembro de 2025, com destaque para proteína animal.

Informou a pasta que, com esse anúncio, o agronegócio brasileiro soma 521 novas oportunidades de comércio, em 81 destinos, desde o início de 2023.

Segundo o Ministério, esses resultados são fruto do trabalho conjunto entre o Ministério da Agricultura e Pecuária e o Ministério das Relações Exteriores.

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária.