Clima contribui para o ritmo avançado dos trabalhos no Estado
Os produtores de soja do Paraná já marcaram 33% da área esperada para o ciclo 2024/25. Em comparação, na mesma época do ano passado, o plantio abrangia 31% da área. Este percentual é o maior observado desde 2018, conforme dados do Departamento de Economia Rural do Estado (Deral). Ale Delara, sócio da Pine Agronegócio, atribuiu o ritmo avançado dos trabalhos ao clima ideal durante a semeadura: “As chuvas são mais cadenciadas e as temperaturas não sobem muito, proporcionando a instalação dentro de uma janela muito boa”, afirma.
De acordo com o Deral, a área plantada com soja deve ocupar 5,81 milhões de hectares, praticamente estável em relação aos 5,78 milhões plantados na safra 2023/24.
Por outro lado, em relação à safra de trigo 2023/24, o Deral informa que a colheita atingiu 73% da área até ontem. Este índice está em linha com o registrado no mesmo período do ano passado. No entanto, a condição das atividades piorou, com apenas 37% dos cultivos apresentando boas condições, em comparação com 75% no ano anterior.