Em (22/09) de setembro, o presidente da Unagro, Luiz Bahia Neto, abordou o tema do fortalecimento do agronegócio e a luta contra o MST na Bahia em uma entrevista ao BJM. Luiz Bahia Neto, também sócio da empresa Terra a Vista Agronegócios, especializada na intermediação de negócios imobiliários no setor do agronegócio, é o coordenador da UNAGRO, a União Agro Bahia, que é a Associação de Produtores Rurais do Estado da Bahia.
Nos últimos meses, a UNAGRO concentrou seus esforços no combate a um problema comum: as invasões de propriedades privadas. A organização obteve avanços significativos, com ações coordenadas em colaboração com núcleos de diversas regiões do Estado da Bahia. Nato, como é conhecido, enfatizou que a UNAGRO nasceu dessa cooperação, fortalecendo os laços de união entre todos aqueles que contribuem para o desenvolvimento do agronegócio baiano, com uma agenda mais ampla que vai além do problema das invasões de terras, embora sem ignorá-lo.
A UNAGRO tem como principal objetivo a defesa do agronegócio na Bahia. No entanto, os dados apresentados pela CPI do MST destacaram que os estados mais condescendentes com relação ao movimento do MST são Pernambuco e Bahia. Segundo o relator Ricardo Sales, na Bahia, quando proprietários de terras solicitam a intervenção policial para impedir invasões, os policiais muitas vezes se recusam a intervir devido à falta de respaldo das autoridades estaduais da Bahia.
Fonte: Junior Mascote