Insumos

Após furacões, fábricas da Mosaic voltam a operar na Flórida

Produção deve ficar 250 mil toneladas menor no quarto trimestre Após a passagem dos furacões Milton e Helene, na região da Flórida, onde estão plantas da Mosaic, uma das multinacionais líderes do segmento de insumos, a empresa disse hoje que as operações de fosfato da América do Norte “estão seguras”. O prejuízo na produção deve ficar …

Produção deve ficar 250 mil toneladas menor no quarto trimestre

Operações de fosfato da Mosaic na América do Norte ‘estão seguras’, diz a empresa — Foto: Clui/Reprodução

Após a passagem dos furacões Milton e Helene, na região da Flórida, onde estão plantas da Mosaic, uma das multinacionais líderes do segmento de insumos, a empresa disse hoje que as operações de fosfato da América do Norte “estão seguras”. O prejuízo na produção deve ficar em torno de 250 mil toneladas a menos de fosfatados no quarto trimestre deste ano.

Em comunicado publicado ao mercado, a Mosaic descreve que os esforços de recuperação após os furacões “progrediram bem, e todas as instalações de produção na Flórida voltaram às operações normais, exceto Riverview, que retomou a produção e espera atingir taxas normais até o final da semana”.

As minas estão em processo de retomada, com South Fort Meade prevista para voltar totalmente no início desta semana, e Four Corners nas próximas uma ou duas semanas.

Havia um temor do mercado sobre o aumento nos preços de fertilizantes à base de fósforo, mas, por enquanto, o motivo climático não refletiu significativamente nas cotações do produto.

“Muitas pessoas da Mosaic se uniram para garantir que nossas operações na Flórida estivessem preparadas para as tempestades e prontas para a recuperação”, disse Bruce Bodine, presidente e CEO.

Por outro lado, o executivo escreveu em comunicado que “a Mosaic espera que os impactos na produção causados pelos furacões fiquem na faixa de 200 a 250 mil toneladas no quarto trimestre”.

“Além disso, foi reportado publicamente que um cliente importante do segmento de fertilizantes da Mosaic entrou com processo de falência. Esse cliente tinha um saldo pendente de aproximadamente US$ 30 milhões em 30 de setembro de 2024, sendo que a maior parte desse valor deverá ser recuperada por meio de seguro de crédito”, acrescentou. A reportagem apura se a empresa se refere ao grupo brasileiro Agrogalaxy, que entrou em recuperação judicial, mas não falência.