Dólar

O dólar à vista fechou em alta frente ao real

O dólar à vista fechou em alta frente ao real, encerrando o dia cotado a 4,9154 reais na venda, representando um aumento de 0,59%. Apesar disso, no acumulado de novembro, a moeda registrou uma baixa de 2,48%. A volatilidade marcou a primeira metade do dia devido à disputa dos investidores pela formação da taxa Ptax …

O dólar à vista fechou em alta frente ao real, encerrando o dia cotado a 4,9154 reais na venda, representando um aumento de 0,59%. Apesar disso, no acumulado de novembro, a moeda registrou uma baixa de 2,48%. A volatilidade marcou a primeira metade do dia devido à disputa dos investidores pela formação da taxa Ptax de fim de mês. No exterior, o dólar também teve ganhos firmes em relação a outras moedas, apesar de dados econômicos dos Estados Unidos indicarem que o ciclo de alta de juros do Fed pode ter se encerrado.

A inflação medida pelo índice PCE ficou em zero em outubro, e os gastos do consumidor aumentaram 0,2% no mês passado. Além disso, os contratos de compra de casas usadas nos EUA caíram 1,5% em outubro. Esses dados reforçaram a percepção de que o Federal Reserve manterá sua taxa básica nos atuais níveis este ano, possivelmente iniciando o processo de cortes no primeiro semestre de 2024. No entanto, compras de dólares no fim do mês continuaram dando suporte às cotações no exterior.

O movimento do dólar à tarde foi influenciado por declarações do diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, indicando que há pressão de mercado para acelerar os cortes de juros. Apesar de se afastar das cotações mais altas do dia, o dólar ainda terminou em alta frente ao real, pela segunda sessão consecutiva. No exterior, a moeda permaneceu em alta frente a divisas fortes e praticamente todas as moedas de emergentes e exportadores de commodities. O Brasil registrou um fluxo cambial total negativo de 2,924 bilhões de dólares em novembro até o dia 24.

Fonte: Reuters