O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Marcos Vilaça, localizado na zona Sul de Teresina, realizou uma dinâmica com intuito de estimular a identidade, reconhecimento e autonomia dos estudantes.
A diretora do centro, professora Tânia Vanderlei, destaca que os alunos participaram da Atividade do Espelho, onde foi apresentado a eles uma caixa atraente que carregava algo muito precioso dentro.
Foi proposto aos alunos do 2° Período que olhassem dentro da caixa, mas que não dissessem ao próximo colega o que havia dentro dela. No fundo da caixa tinha um espelho, de modo que ao olhar no fundo dela as crianças observavam sua própria imagem.
“Fiquei atenta às reações, pois elas podem dizer como as crianças se veem. Para a dinâmica, recomendamos a criação de um ambiente interessante para os pequenos e perguntamos o tempo todo ‘Qual é esse tesouro?’. Depois de todos participarem, perguntamos o que viram dentro da caixa e se eles descobriram o tesouro. Dirigimos a conversa até ao ponto em que os alunos perceberam que eles são importantes e preciosos”, finaliza a diretora.
Fonte: Prefeitura de Teresina