CNA

CNA e Faec lançam RetifiCAR no Ceará

Iniciativa vai orientar produtores de municípios no Cadastro Ambiental Rural (CAR) A CNA e a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), com apoio da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), lançaram, na terça (11/06), o projeto RetifiCAR no estado. Participaram do evento na sede da Faec, em Fortaleza, o presidente da …

Iniciativa vai orientar produtores de municípios no Cadastro Ambiental Rural (CAR)

A CNA e a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), com apoio da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), lançaram, na terça (11/06), o projeto RetifiCAR no estado.

Participaram do evento na sede da Faec, em Fortaleza, o presidente da Faec, José Amílcar de Araújo Silveira, a coordenadora do RetifiCAR na CNA, Claudia Mendes, o superintendente do Ibama Ceará, Deodato Ramalho, a superintendente adjunta da Semace, Virgínia Carvalho, a representante do Serviço Florestal Brasileiro, Marcela Eberius Mendonça, e os presidentes de sindicatos de produtores rurais, Francisco José de Souza e Francisco José de Lemos.

A inciativa vai atender produtores rurais dos municípios de Cascavel, Chorozinho, Horizonte, Maranguape e Pacajus com orientações para a retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

“É um projeto importante e uma força-tarefa que vai envolver não apenas o Sistema CNA, federações e sindicatos rurais, mas o órgão ambiental do estado”, explicou Claudia Mendes.

Para o presidente da Faec, o projeto é de grande valia para o estado regularizar os cadastros e principalmente para que o produtor rural possa acessar todos os benefícios.

“Nesses cinco municípios temos mais de 10 mil propriedades e nem um CAR homologado, então, é um bom momento para ajudarmos o produtor rural do Ceará e a CNA será uma grande parceira.”

O RetifiCAR trabalha para fortalecer os sindicatos rurais no auxílio ao produtor rural que necessita concluir o processo de regularização ambiental da sua propriedade conforme previsto no Código Florestal Brasileiro (Lei 12.651/2012).

Segundo Claudia, o projeto também visa fortalecer a comunicação com o produtor rural para que ele entenda os benefícios da retificação.

“Manter o cadastro ativo é importante não apenas para cumprir o que a legislação manda, mas porque o CAR é um instrumento para o produtor acessar outras políticas públicas como o crédito rural e outros mercados para seus produtos.”

Atualmente o Ceará tem 377.281 mil cadastros realizados e, desses, 5.034 mil tiveram a análise do CAR concluída.

O Projeto RetifiCAR também está em Minas Gerais e Rondônia e será lançado ainda em junho no estado de Goiás.