Norte, Noroeste, Oeste e Centro-Oeste devem registrar perdas; Sudoeste e Sul tiveram desenvolvimento melhor
O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.
De acordo com o levantamento, 29% das lavouras da segunda safra de milho já foram colhidas no estado, avançando dos 13% da semana passada. O restante se divide entre 23% em frutificação e 77% já em maturação.
Os técnicos do Deral ainda classificaram 52% das áreas como em boas condições, 31% como em médias e 17% em ruins. Esses índices ficam em linha com os dos dois últimos levantamentos.
As regionais mais adiantadas na colheita são Pitanga (64%), Pato Branco (53%), Campo Mourão e Toledo (52%), Ponta Grossa (50%), Cascavel e Itari (40%).
Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que, com o milho quase completamente em fase de maturação, a região Norte não recebe chuvas há mais de 20 dias, afetando cada vez mais as culturas ainda em campo. “A colheita segue com produções abaixo do estimado, especialmente nas que forma semeadas mais cedo”.
O avanço da colheita também revela quebra produtividade devido à falta de chuvas na região Noroeste, onde boa parte dos produtores está acionando o seguro agrícola.
Já nas regiões Oeste e Centro-Oeste o tempo seco ajuda a colheita e as produtividades estão boas nestas primeiras áreas. Porém, também se espera uma redução na produtividade final devido à má distribuição das chuvas
Na região Sudoeste a colheita progride bem e de maneira adiantada em relação ao ano anterior. Outra região que avança nos trabalhos é a Sul, onde as produtividades estão acima do esperado.