O governador Rafael Fonteles deu início à sua agenda na China, principal parceira comercial do Brasil, nesta segunda-feira (23/10) às 9h (horário local). Devido ao fuso horário de 11 horas à frente de Brasília, a agenda começou no Brasil às 22h do domingo (22/10). O objetivo da visita ao país é impulsionar a internacionalização da economia do Piauí e atrair investimentos para o estado.
Em sua primeira parada, o governador visitou a Zona Internacional de Demonstração de Energia do Hidrogênio, situada no distrito de Daxing, em Pequim. Atualmente, cerca de 170 empresas, tanto chinesas quanto internacionais, estão estabelecidas na região, com a expectativa de abrigar até 400 empresas após a completa implantação.
A zona tem como propósito principal fomentar a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias associadas à energia do hidrogênio, promovendo a cooperação internacional nesse campo e estabelecendo um sistema global de energia limpa. O objetivo final é acelerar a transição para um planeta mais sustentável.
Por meio de suas redes sociais, Rafael Fonteles ressaltou o avanço da China no uso do hidrogênio como substituto aos combustíveis fósseis. “Está cada vez mais evidente que o mundo inteiro tem se preparado para essa quarta revolução energética. Dito isso, viemos apresentar as vantagens comparativas do Piauí e discutir a possibilidade de um trabalho em conjunto entre o estado e a China. Na oportunidade, conversamos com algumas das empresas instaladas aqui na zona, onde pudemos colocar o nosso estado como referência mundial na produção do hidrogênio e discutimos a chegada de investimentos ao nosso estado”, afirmou o gestor.
Além disso, o governador teve a oportunidade de conhecer um posto de combustível de hidrogênio já em operação dentro da zona. Ele enfatizou que esta experiência reforça a convicção de que a transição energética é uma realidade e serve como incentivo para a busca de investimentos no setor no Piauí.
Rafael Fonteles também participou de reuniões estratégicas na China Communications Construction Company (CCCC) e na China Communication Trading & Supply Co. Ltd (CCTSC), bem como na Genertec International. As discussões se concentraram em projetos de infraestrutura no Piauí, especialmente o Intermodal do Vale do Parnaíba, que visa facilitar o escoamento da produção do estado por hidrovia e ferrovia até o Porto de Luís Correia.
Fonte: Governo do Piauí.