Energias Renováveis

Empreendimento eólico na Bahia deve gerar 3 mil empregos e R$ 6 bilhões de investimento

Um novo conjunto eólico está sendo implantado pela Engie Brasil Energia na Serra do Assuruá, em Gentio do Ouro, próximo a Irecê, no centro norte da Bahia. O projeto terá 846 MW de capacidade instalada, em 24 parques eólicos com 188 aerogeradores, e será conectado ao Sistema Interligado Nacional. O empreendimento deve gerar até 3 mil …

Foto: Pexels.

Um novo conjunto eólico está sendo implantado pela Engie Brasil Energia na Serra do Assuruá, em Gentio do Ouro, próximo a Irecê, no centro norte da Bahia. O projeto terá 846 MW de capacidade instalada, em 24 parques eólicos com 188 aerogeradores, e será conectado ao Sistema Interligado Nacional.

O empreendimento deve gerar até 3 mil empregos diretos e indiretos no pico das obras, que estão previstas para terminar no segundo semestre de 2024. A energia produzida será destinada ao Mercado Livre de Energia, onde as empresas podem escolher a fonte de geração.

O governo do estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre), firmou uma parceria com a empresa para priorizar a contratação da mão de obra local, incluindo as comunidades quilombolas e de fundo e fecho de pasto.

Além disso, o Programa Qualifica Bahia está oferecendo 60 vagas gratuitas para cursos de capacitação em pedreiro polivalente, armador de estrutura em concreto armado e carpinteiro, com metade das vagas reservadas para mulheres.

A Bahia é um dos estados líderes na geração de energia eólica do país, com 272 parques em operação e 7,42 GW de potência outorgada. A Engie já opera comercialmente os Conjuntos Eólicos Umburanas, Campo Largo 1 e 2, nas cidades de Sento Sé e Umburanas.


Fonte: Canal Rural.