O governador do Piauí, Rafael Fonteles, realizou uma visita às instalações da H2 Green Steel, localizada em Boden, Suécia, no último sábado (17/06). A empresa é considerada a primeira siderúrgica de aço verde do mundo, utilizando hidrogênio verde como matriz energética, uma fonte 100% limpa. O objetivo dessa visita foi buscar conhecimento para replicar esse modelo de cadeia siderúrgica no estado do Piauí.
A indústria siderúrgica é responsável por uma parcela significativa das emissões de gás carbônico em todo o mundo, chegando a 9%. No entanto, com a utilização do hidrogênio verde na produção de aço, é possível obter benefícios tanto econômicos quanto ambientais. Diante dessa perspectiva, o governador enxerga a possibilidade de implementar esse modelo de negócio no Piauí, aproveitando o minério de ferro de Piripiri e o escoamento através do Porto de Luís Correia, que já está incluso como prioridade no Plano Plurianual (PPA).
Essas visitas às empresas europeias do ramo de transporte ultramarino e mineração fazem parte do plano de ação do governo para desenvolver a tecnologia do hidrogênio verde no estado. Além da Suécia, a equipe também visitou Espanha, Alemanha e Inglaterra. O objetivo desse projeto é enfrentar o desafio global de encontrar alternativas sustentáveis na geração de energia, utilizando o hidrogênio verde como uma matriz energética promissora.
Rafael Fonteles ressalta que o Piauí possui uma vocação natural para esse tipo de produção e destaca o potencial do estado em energias renováveis. Ele se mostra entusiasmado com os resultados obtidos até o momento e com as perspectivas que essa missão internacional abre para o desenvolvimento do estado e para a população.
Durante a visita, a comitiva do Governo do Estado do Piauí foi recepcionada por Mikael Lindström, diretor de Relações Públicas da H2 Green Steel, e por Malin Jonsson Fredriksson, responsável pela Diretoria de Relações Públicas Globais para o Brasil. Essa interação com representantes da empresa fortalece os laços e abre possibilidades de parcerias futuras para o estado do Piauí.
Com iniciativas como essa, o governo busca impulsionar o setor siderúrgico do estado, promover o desenvolvimento sustentável e contribuir para a redução das emissões de gases do efeito estufa, alinhando-se às demandas globais por energias renováveis e produção industrial mais limpa.
Saiba tudo sobre o agronegócio brasileiro. Informações sobre agricultura, pecuária, economia e política. Siga o Agrozil no Google News.
Fonte: Governo do Piauí.