A indústria de etanol de milho Inpasa está se destacando como uma das maiores em funcionamento na América Latina. Para este ano, a empresa planeja alcançar a impressionante marca de 3,25 bilhões de litros de biocombustível produzidos em suas cinco unidades. Essas unidades estão estrategicamente localizadas em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Paraguai.
O diferencial da Inpasa está no seu processo sustentável de produção de etanol de milho, tornando-o um dos biocombustíveis mais ecologicamente corretos disponíveis atualmente. Além disso, a empresa se destaca por sua abordagem sustentável em todo o processo de fabricação, maximizando o uso dos recursos naturais.
Christopher Davies Júnior, gerente de sustentabilidade da Inpasa, ressalta que todo o milho utilizado no processo de fabricação é aproveitado, garantindo um aproveitamento completo do cereal. Essa abordagem agrega valor à planta e contribui para a eficiência do processo.
Para este ano, a previsão é processar cerca de 7,5 milhões de toneladas de milho nas cinco unidades da empresa, gerando aproximadamente 1,8 milhão de toneladas de DDGS e 180 mil toneladas de óleo. Esses produtos são essenciais na diversificação e valorização da planta de milho.
Além disso, a produção de etanol requer um consumo significativo de água. A Inpasa adota medidas para garantir a sustentabilidade desse recurso vital. A cada litro de etanol produzido, são utilizados três litros de água. Antes de ser direcionada para as caldeiras, essa água passa por um processo chamado osmose reversa, que remove todos os sais e aumenta a eficiência e a redução no consumo.
José Carlos Braga Segóbia, gerente de produção da Inpasa, destaca a importância de cuidar desse recurso desde sua entrada no sistema de produção industrial. Essa atenção demonstra o compromisso da empresa com a sustentabilidade e o uso responsável dos recursos naturais.
Saiba tudo sobre o agronegócio brasileiro. Informações sobre agricultura, pecuária, economia e política. Siga o Agrozil no Google News.
Fonte: Canal Rural.