A Refinaria de Petróleo Riograndense (RPR) da Petrobras, localizada em Rio Grande (RS), atingiu um marco histórico ao processar, pela primeira vez no mundo, 100% de óleo de soja em uma unidade de craqueamento catalítico fluido (FCC). Essa conquista é resultado da tecnologia desenvolvida pelo Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação (Cenpes) da Petrobras.
Essa tecnologia permite que uma matéria-prima 100% renovável, como o óleo de soja, seja usada como carga na refinaria. A inovação no processo e no catalisador possibilita a produção de produtos petroquímicos inteiramente renováveis.
Com esse avanço, a RPR está se preparando para produzir insumos petroquímicos e combustíveis renováveis, como GLP, combustíveis marítimos, propeno e bioaromáticos (BTX – benzeno, tolueno e xileno). Isso representa um passo importante em direção a uma produção mais sustentável e a um maior aproveitamento de matérias-primas renováveis na indústria de refino de petróleo.
Fonte: Canal rural
Saiba tudo sobre o agronegócio brasileiro. Informações sobre agricultura, pecuária, economia e política. Siga o Agrozil no Google News. Quer ficar sabendo de tudo o que acontece no agronegócio? Faça parte do nosso grupo no Whatsapp