O Piauí e os demais estados do Nordeste firmaram cooperação na segunda-feira (25/09) para desenvolver um polo de hidrogênio verde na região. A assinatura do acordo entre o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste e o Banco Mundial ocorreu em Brasília, com a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Foi assinado memorando de entendimento para desenvolver áreas chave em sustentabilidade nos nove estados do consórcio. O governador do Piauí, Rafael Fonteles, presente na ocasião, destacou que o Banco Mundial será parceiro com apoio financeiro e técnico. Fonteles afirmou que o Piauí tem enorme potencial em energias renováveis e hidrogênio verde.
O Banco Mundial deverá assessorar os estados em plano de transição energética, com foco em hidrogênio verde, energia eólica, preservação da Caatinga, energia solar, saneamento, conectividade digital e desenvolvimento de habilidades.
O presidente do consórcio e governador da Paraíba, João Azevêdo, falou sobre o potencial do Nordeste em energia limpa. Já o diretor do Banco Mundial para o Brasil, Johannes Zutt, disse que o país pode se tornar líder global na transição energética.