As cargas de diesel de baixo teor de enxofre (ULSD) do porto de Primorsk, na Rússia, no Mar Báltico, devem aumentar significativamente em outubro. A estimativa é que alcancem 0,7 milhão de toneladas, em comparação com o plano anterior de 0,21 milhão de toneladas. Esse aumento nos carregamentos ocorreu após o levantamento parcial da proibição de exportações de combustível russo.
Em setembro, a Rússia impôs temporariamente uma proibição às exportações de gasolina e diesel a partir de 21 de setembro para enfrentar a escassez no mercado interno, mas concedeu algumas isenções, incluindo para cargas em trânsito. Após essa proibição, a operadora russa de oleodutos, Transneft, suspendeu os embarques de exportação de óleo diesel de Primorsk a partir de 22 de setembro.
No entanto, a Rússia retomou as exportações de diesel no início de outubro, após suspender a proibição da maioria das exportações de combustíveis devido a um declínio nos preços. O aumento dos carregamentos em outubro sugere uma tentativa de normalizar a oferta de diesel no mercado internacional.
Fonte: noticias agrícolas