Com recordes consecutivos, a Petrobras tem motivos de sobra para comemorar. No segundo trimestre de 2023, a empresa alcançou a marca de 2,06 milhões de barris de óleo equivalente por dia na bacia do pré-sal, o que representa impressionantes 78% da produção total da companhia. A notícia foi anunciada no Relatório de Produção e Vendas da Petrobras, divulgado nesta quarta-feira (26/07).
O volume alcançado supera o recorde anterior de 2,05 milhões de barris de óleo equivalente por dia, estabelecido no primeiro trimestre de 2023. Apesar disso, a produção média de óleo, líquido de gás natural (LGN) e gás natural teve uma leve queda de 1,5% em relação ao trimestre anterior, alcançando 2,64 milhões de barris de óleo equivalente por dia. Tal fato foi justificado por paradas para manutenção, além do declínio natural de campos maduros e de desinvestimentos.
O relatório da Petrobras menciona também o início da produção da P-71, no campo de Itapu, bem como das Unidades Flutuantes de Produção, Armazenamento e Transferência (FPSO) Almirante Barroso, no campo de Búzios, e Anna Nery, no campo de Marlim. Estes projetos, juntamente com a prevista entrada em operação da Unidade Flutuante Anita Garibaldi, constituem avanços significativos para a empresa.
De acordo com a estatal, o campo de Búzios é o maior em águas profundas do mundo, com uma produção média de 635 mil barris de óleo e LGN por dia. Está prevista a implantação de mais seis unidades até 2027.
Gasolina
A produção de gasolina aumentou 7,4% no segundo trimestre, com a produção em junho chegando a 421 mil barris por dia, o melhor resultado desde 2014. As vendas de gasolina também aumentaram 4,8% no segundo trimestre em comparação com o primeiro.
Diesel
A produção de diesel também registrou crescimento de 9,7% no último trimestre. O diesel S10, menos poluente, teve um recorde mensal de 442 mil barris por dia em junho. As vendas de diesel no segundo trimestre superaram em 0,8% o trimestre anterior.
Saiba tudo sobre o agronegócio brasileiro. Informações sobre agricultura, pecuária, economia e política. Siga o Agrozil no Google News.
Fonte: Agência Brasil.