Tecnologia e Inovação

Drones agrícolas: governo busca definir novas regras para o setor

Portaria propõe estabelecer requisitos e procedimentos para o registro dos operadores O Ministério da Agricultura abriu consulta pública para receber manifestações sobre o registro dos operadores aeroagrícolas de drones. A Portaria SDA nº 1.187 propõe estabelecer requisitos e procedimentos para o registro dos operadores e para o credenciamento das entidades de ensino as diretrizes para os …

Portaria propõe estabelecer requisitos e procedimentos para o registro dos operadores

Consulta pública vai receber manifestações sobre o registro dos operadores aeroagrícolas de drones — Foto: Divulgação

O Ministério da Agricultura abriu consulta pública para receber manifestações sobre o registro dos operadores aeroagrícolas de drones. A Portaria SDA nº 1.187 propõe estabelecer requisitos e procedimentos para o registro dos operadores e para o credenciamento das entidades de ensino as diretrizes para os cursos de aviação agrícola, as exigências relativas ao planejamento operacional e registro de informações e as regras para execução das operações aeroagrícolas.

A portaria substituirá as atuais normas vigentes, a Instrução Normativa MAPA nº 2/2008 que trata dos tripulados e a Portaria nº 298/2021 que trata dos drones.

“A atualização da legislação objetiva desburocratizar exigências para o registro de operadores e o credenciamento de entidades de ensino, adequar as regras operacionais à realidade das tecnologias e, ao mesmo tempo, tornar mais eficiente o processo de gerenciamento e fiscalização das operações aeroagrícolas realizadas no país”, destacou, em nota, a chefe da Divisão de Aviação Agrícola da Secretaria de Defesa Agropecuária, Uéllen Colatto.

A proposta deverá estar ainda em consonância com o novo Decreto da Aviação Agrícola, que está prestes a ser publicado, e atender os preceitos da Lei 14.515/2022, conhecida como Lei do Autocontrole.

A consulta pública ficará aberta por 60 dias.