A TotalEnergies anunciou uma chamada pública para a aquisição de 500 mil toneladas de hidrogênio verde anualmente a partir de 2030. Este combustível será destinado ao abastecimento de seis refinarias e duas biorrefinarias da empresa na Europa. Atualmente, essas unidades já operam com hidrogênio, e o objetivo é substituir completamente os combustíveis fósseis por fontes renováveis até o final da década. Com essa transição, a companhia projeta uma redução de aproximadamente 5 milhões de toneladas de emissões de CO2 por ano.
As refinarias da TotalEnergies localizadas em Antuérpia (Bélgica), Leuna (Alemanha), Zeeland (Países Baixos), Normandia, Donges e Feyzin (França), além das biorrefinarias em La Mède e Grandpuits (França), serão as beneficiárias do hidrogênio verde.
De acordo com a empresa, esse passo é crucial para alcançar a meta de reduzir as emissões líquidas de gases de efeito estufa diretamente relacionadas às operações de óleo e gás (Escopos 1+2) em 40% até 2030, em comparação com os níveis de 2015.
Patrick Pouyanné, presidente e CEO da TotalEnergies, afirmou em comunicado que este extenso pedido de propostas está em total consonância com a ambição da empresa de descarbonizar todo o hidrogênio utilizado em suas refinarias europeias até 2030.
Fonte: epbr.