Comércio Exterior

China anuncia compra de 12 milhões de toneladas de soja dos EUA

China promete comprar 12 milhões de toneladas de soja dos EUA, impulsionando preços no mercado internacional. O acordo de três anos garante compras anuais, sinalizando reaproximação comercial.

Foto: Freepik
Foto: Freepik

No contexto de uma reaproximação entre China e Estados Unidos, o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, divulgou que a nação asiática comprometeu-se à compra de 12 milhões de toneladas de soja norte-americana durante a temporada corrente. Este anúncio surge como desdobramento da reunião entre os presidentes dos dois países, um encontro que indicou uma revitalização do diálogo comercial.

Conforme informações da consultoria Safras & Mercado, as aquisições de soja devem ser concretizadas até janeiro. Adicionalmente, a China também assumiu o compromisso de adquirir 25 milhões de toneladas anualmente nos próximos três anos, inserido em um acordo comercial de maior escopo com Washington.

Bessent reiterou que outras nações do sudeste asiático também concordaram em adquirir 19 milhões de toneladas adicionais de soja americana, embora sem especificar o cronograma para tais transações.

Na Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT), o mercado demonstrou uma resposta positiva às declarações. Inicialmente em queda, em virtude das incertezas sobre o acordo, a sessão eletrônica passou a registrar valorização para o grão de soja e para o farelo, enquanto o óleo de soja registrou desvalorização.

A Safras & Mercado avalia que esta notícia reverteu o sentimento de pessimismo do mercado, provendo suporte aos preços internacionais no curto prazo.


Fonte: Canal Rural.