Xi Jinping defende livre comércio em discurso na abertura da cúpula da Apec

Xi Jinping defende livre comércio e estabilidade nas cadeias de suprimentos na Apec, buscando expandir colaboração em energia limpa. Líder chinês pede união em tempos turbulentos e contrapõe medidas protecionistas.

Xi Jinping, China, Apec
Foto: Xinhua/Huang Jingwen

O presidente da China, Xi Jinping, declarou nesta sexta-feira (31) que a nação asiática contribuirá para a salvaguarda do livre comércio global, em pronunciamento durante a cerimônia de abertura da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) em Gyeongju, na Coreia do Sul.

Xi Jinping reiterou o apoio ao multilateralismo, enfatizando que “quanto mais turbulentos os tempos, mais devemos trabalhar juntos”. O líder chinês pleiteou por estabilidade nas cadeias de suprimentos, em contraponto às iniciativas dos Estados Unidos visando diminuir a dependência da fabricação chinesa, e ressaltou o anseio por expandir a colaboração internacional em energia limpa e nos setores de indústrias verdes.

Representantes sul-coreanos empreendem esforços para viabilizar a emissão de um comunicado conjunto ao término da cúpula, após o insucesso da reunião de 2018, reflexo de desentendimentos comerciais entre Washington e Pequim. O lema do encontro deste ano é “Construindo um Amanhã Sustentável: Conectar, Inovar, Prosperar”, com ênfase na cooperação tecnológica e no crescimento inclusivo. Fonte: Associated Press.

Fonte: Canal Rural.