Uma equipe da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) ministrou as oficinas itinerantes de culinária regional nas comunidades quilombolas Periperi e Mimbó, em Amarante. O objetivo é estimular o resgate dos hábitos alimentares da comunidade para continuar com uma alimentação mais natural possível, evitando os alimentos industrializados e utilizando produtos regionais, do dia a dia, da cultura e dos hábitos piauienses.
Foram capacitadas 35 pessoas e foi disponibilizada ainda uma oficina teórica sobre alimentação saudável, higiene e manipulação de alimentos bem como uma oficina prática de culinária com receitas de geleias, conservas e desidratados.
O projeto contribui também para um estímulo à geração de renda nos municípios, onde poderão ser comercializados e ajuda para as receitas produzidas em suas casas por meio de uma alimentação cada vez mais saudável.
“Essa oficina faz parte do projeto cozinha prática que capacita as empreendedoras dos municípios, as mães de famílias e as mulheres que buscam se qualificar melhor para o mercado de trabalho,” conta a diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Sasc, Edna Guedes.
A diretora declara ainda que durante as capacitações são ofertadas receitas e preparações de alimentação regional. “ Geralmente, nos municípios, as comunidades que recebem os alimentos do programa PAA ou mesmo aquelas que tenham a produção local de macaxeira, abóbora, maxixe e quiabo, esses produtos regionais, então nos deslocamos até essas cidades e ministramos as oficinas”, explica Edna Guedes.
Durante as capacitações são feitas demonstrações de preparação dos alimentos, além de ser disponibilizada a parte nutricional, onde são realizados os diagnósticos nutricionais das crianças ou das pessoas das comunidades, mostrando os benefícios que os alimentos proporcionam para a saúde da comunidade. As próximas oficinas itinerantes serão realizadas nos municípios de Isaías Coelho, Esperantina, Paulistana e Santa Cruz do Piauí em datas a serem definidas.