Banco

BB Inicia Negociações Históricas de Créditos de Carbono no Mercado Internacional

O Banco do Brasil (BB) realizou, pela primeira vez em sua história, a negociação de créditos de carbono no mercado internacional. O banco comprou 5 mil créditos de carbono do Projeto Envira Amazônia, operado no mercado secundário pelo banco francês BNP Paribas, e vendeu esses créditos para o Standard Chartered Bank no exterior. Essa operação …

O Banco do Brasil (BB) realizou, pela primeira vez em sua história, a negociação de créditos de carbono no mercado internacional. O banco comprou 5 mil créditos de carbono do Projeto Envira Amazônia, operado no mercado secundário pelo banco francês BNP Paribas, e vendeu esses créditos para o Standard Chartered Bank no exterior. Essa operação piloto serviu como um teste para validar o novo modelo de negócios do BB no mercado de carbono.

O Projeto Envira Amazônia possui certificação pela Verra, um dos principais avaliadores do mercado voluntário de carbono, e se dedica à redução do desmatamento e degradação na Floresta Amazônica. Além disso, o projeto detém o selo Clima, Comunidade e Biodiversidade (CCB), que atesta o benefício da comunidade local por meio da destinação de parte dos créditos gerados.

O Banco do Brasil tem a intenção de se tornar uma referência no mercado de carbono, desde o desenvolvimento de projetos geradores de créditos até a compra e venda desses ativos. A instituição também planeja oferecer consultoria para a realização de inventários de emissões de gases de efeito estufa. Atualmente, os projetos apoiados pelo banco permitem a preservação de mais de 500 mil hectares de floresta nativa.

Fonte: canal rural