Consumo Responsável

Brasil desperdiça 40% da água potável captada

A situação do país é pior do que a de países como Camarões, Tanzânia, Etiópia e China

Brasil desperdiça 40% da água potável captada. Foto: Reprodução.

Segundo dados do Instituto Trata Brasil, divulgados nesta segunda-feira (05/06), o Brasil desperdiça mais de 40% da água potável captada por causa de vazamentos, erros de medição e ligações clandestinas. Os dados foram colhidos a partir do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento.

De acordo com Luana Pretto, presidente-executiva do Trata Brasil, toda a água desperdiçada no país daria para abastecer o dobro das pessoas sem acesso a água, que são cerca de 33 milhões de brasileiros. A situação do país é pior do que a de países como Camarões, Tanzânia, Etiópia e China.

Nas regiões Norte e Nordeste, a situação aparece de forma mais grave. A cada quatro litros de água potável distribuídos na cidade de Porto Velho, por exemplo, pelo menos três litros são desperdiçados.

A capital de Rondônia lidera o ranking nacional das 100 maiores cidades que mais desperdiçaram água entre 2017 e 2021. Logo abaixo, aparecem: Macapá, capital do Amapá; Rio Branco, capital do Acre; Várzea Grande, no Mato Grosso; e São Luís, capital maranhense.

Nesse mesmo ranking, apenas oito cidades, três no Centro-Oeste e cinco no Sudeste, atendem às metas do Ministério do Desenvolvimento Regional, que é reduzir, até 2034, o desperdício de água para 25%.

Saneamento

O saneamento básico é constitucionalmente de responsabilidade dos municípios. Entre as cidades com melhores evoluções se destaca Cariacica, no Espírito Santo, que melhorou 35 pontos percentuais no índice do Trata Brasil. Pretto afirma que a cidade capixaba é um exemplo que se contrapõe ao desperdício nacional.


Quer ficar sabendo de tudo o que acontece no agronegócio? Faça parte do nosso grupo no Whatsapp.


Fonte: Agência Brasil.