estabilidade

Demanda por ovos cresce na Semana Santa, mas preços se mantêm estáveis, aponta Cepea

Levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) indicam que a demanda por ovos tem aumentado gradualmente ao longo da Semana Santa. No entanto, as cotações seguem praticamente estáveis na maioria das regiões monitoradas pelo centro. Segundo pesquisadores do Cepea, embora o consumo esteja em alta, os preços já se encontram em patamares …

Levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) indicam que a demanda por ovos tem aumentado gradualmente ao longo da Semana Santa. No entanto, as cotações seguem praticamente estáveis na maioria das regiões monitoradas pelo centro.

Reprodução / Freepik

Segundo pesquisadores do Cepea, embora o consumo esteja em alta, os preços já se encontram em patamares elevados, o que limita novas valorizações significativas neste período. A estabilidade nas cotações, mesmo com o aumento da procura, reflete um mercado que já operava com preços firmes antes do feriado religioso.

A expectativa de colaboradores do Cepea é que a demanda continue aquecida até o fim da Semana Santa, sustentando os atuais níveis de preço. Após esse período, no entanto, o ritmo de consumo pode se enfraquecer devido ao avanço do mês, o que pode levar a um arrefecimento nas cotações.

O comportamento do mercado de ovos durante a Semana Santa é tradicionalmente de alta na demanda, especialmente por parte de consumidores que evitam o consumo de carnes vermelhas. Ainda assim, neste ano, o equilíbrio entre oferta ajustada e preços já elevados impõe limites à valorização dos produtos.