O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, apresentou nesta quarta-feira (19/03) as diretrizes do Mapa para os próximos dois anos, destacando a modernização do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), além da ampliação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). As medidas visam fortalecer a defesa sanitária, garantir a rastreabilidade de rebanhos e expandir mercados internacionais.

Fávaro ressaltou a importância da inovação e da sustentabilidade no setor, com investimentos na Embrapa e a criação de um Núcleo de Inovação Tecnológica. O orçamento para pesquisa será ampliado para R$ 325 milhões em 2025. Além disso, a digitalização de certificados sanitários, como CSN e ePhyto, facilitará exportações e reforçará a competitividade do agro brasileiro.
Com um recorde de 344 novos mercados abertos e a ampliação da rede de adidos agrícolas para 40 países, o governo aposta na internacionalização da produção. A modernização da rede meteorológica também permitirá que produtores tomem decisões mais precisas, reduzindo riscos climáticos e aumentando a produtividade.