Agronegócio

Índice aponta momento favorável para investimento em fertilizantes

Quando o IPCF está baixo, há uma melhor relação de troca para o produtor rural

Compra e venda de ações.

O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) de março atingiu seu menor nível em 21 meses, fechando em 0,97, o que sugere um momento oportuno para investimentos no setor. Quando o IPCF está baixo, há uma melhor relação de troca para o produtor rural.

No mês de março, a queda média das commodities foi de -3%, comparado com o mês anterior, devido à safra recorde brasileira e ao excesso de oferta de produtos no mercado, o que levou a uma pressão de preços para baixo. A soja, o milho, o algodão e a cana-de-açúcar foram as commodities que mais lideraram a queda.

O fertilizante foi o fator que mais impactou na composição do IPCF, com queda média de 6% em comparação com fevereiro. A queda foi liderada pelo cloreto de potássio, seguido pela ureia, fosfato monoamônico e superfosfato simples.

A entrada da Índia como compradora internacional de cloreto de potássio em abril trouxe expectativa para o mercado agropecuário, que agora volta sua atenção para a safra brasileira de grãos, próxima de atingir um recorde de 80% de colheita com boas produtividades.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) também é um fator importante para o mercado, com atualizações sobre a próxima safra americana, que pode apresentar um volume menor do que a safra anterior.

O IPCF é calculado mensalmente pela Mosaic Fertilizantes, levando em consideração a relação entre os preços de fertilizantes e as commodities agrícolas, como soja, milho, açúcar, etanol e algodão. A comparação é feita em relação à base de 2017, e um IPCF menor indica um índice mais favorável e uma melhor relação de troca para o produtor.


Fonte: Canal Rural.