Uma comitiva da China visitou o Rio Grande do Sul para avaliar o sistema de defesa sanitária animal do estado. A missão teve como objetivo conhecer as atividades de mitigação de riscos e ferramentas de controle de gestão, visando ao reconhecimento de área livre de febre aftosa sem vacinação, concedido pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) ao Rio Grande do Sul em maio de 2021.
Os representantes chineses, compreendendo quatro auditores da Administração Geral das Alfândegas da China (GACC) e um do Ministério da Agricultura chinês, foram recebidos na Secretaria da Agricultura para uma apresentação do sistema de defesa sanitária do estado. A comitiva também visitou propriedades rurais e Inspetorias de Defesa Agropecuária para entender as práticas e controles sanitários.
O reconhecimento da China sobre o status de área livre de febre aftosa sem vacinação pode abrir oportunidades para expandir ainda mais as exportações de proteína animal do Rio Grande do Sul para o país asiático. A missão chinesa, organizada pelo Ministério da Agricultura brasileiro, também passará pelos estados do Paraná e Minas Gerais.
Fonte: Canal Rural