A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) do Piauí, juntamente com a Agência de Defesa Agropecuária (Adapi), está desenvolvendo uma série de ações em preparação para a última campanha de vacinação contra febre aftosa no estado, que ocorrerá de 1º a 30 de abril, sem prorrogação. O objetivo é garantir o cumprimento das determinações do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em prol do status sanitário almejado.
Estratégias foram delineadas durante uma reunião virtual conduzida pela Coordenação de Educação Sanitária da Adapi com veterinários e coordenadores das Unidades de Saúde Animal e Vegetal (USAV) do interior. Elyne Dantas, coordenadora de Educação Sanitária, destacou a importância da conscientização e do engajamento de todas as partes envolvidas para o sucesso da campanha.
Abdias Último, coordenador da USAV de Jaicós, ressaltou a participação fundamental de todas as regionais e a importância da divulgação da campanha nos municípios para alcançar bons resultados de cobertura vacinal.
Paralelamente, uma reunião foi realizada com os distribuidores de vacinas contra febre aftosa, discutindo a disponibilidade e distribuição das vacinas a partir de 1º de abril, bem como a prevenção do desabastecimento nas lojas dos municípios e do estado.
Aline Monteiro, médica veterinária da empresa Teresina Agrícola, expressou o compromisso em fortalecer a parceria com a Adapi para o sucesso da campanha.
Além do Piauí, outros estados também realizarão a última etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa em abril, incluindo Bahia, Maranhão, Pará, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e parte do Amazonas.
Fonte: Governo do Piauí