O Comitê de Vigilância Sanitária do Piauí (Moeda) capacitou seus profissionais em perfis de saúde. O objetivo é coordenar as atividades realizadas pelos fiscais, capacitar os novos profissionais que ingressarão na Divisa neste ano e cumprir as atividades do Plano de Ação 2023.
A programação começou com as boas-vindas da Diretora da Divisa, Tatiana Chaves, seguida de palestras dinâmicas e conversacionais. Nessa ocasião, o fiscal é informado sobre as características do fiscal de saúde, função, atributos pessoais, comportamento durante a inspeção e outros pontos relevantes para o bom andamento da inspeção de saúde.
A fiscalização sanitária é atividade essencial exercida pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) e tem como principal objetivo verificar e fazer cumprir os requisitos das Boas Práticas e demais determinações previstas na legislação sanitária vigente aplicável aos estabelecimentos. O SNVS visa coibir práticas que possam oferecer riscos à saúde individual e coletiva.
“Foi um momento produtivo, onde destacamos também sobre o relacionamento do inspetor com os demais membros da equipe de trabalho, a comunicação efetiva e eficaz fornecendo feedback das ações, ou seja, assuntos que os profissionais precisam ter conhecimento para que as inspeções ocorram em harmonia com o que é estabelecido pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária”, destacou Tatiana Chaves.