Melhoramento Genético

Programa Piauí + Genética Inicia primeira fase de execução para melhoria do rebanho

Segundo André Nogueira, coordenador do programa, as inscrições para inseminação em animais serão abertas em 25 de março, com previsão de realizar as primeiras inseminações artificiais em abril.

O programa Piauí + Genética, lançado em maio de 2023, entrou em sua primeira fase de execução, coordenada pela Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada). Nesta etapa inicial, os criadores estão enviando suas demandas para o programa, que visa o aprimoramento genético de bovinos de corte e leite, além de ovinos e caprinos.

Segundo André Nogueira, coordenador do programa, as inscrições para inseminação em animais serão abertas em 25 de março, com previsão de realizar as primeiras inseminações artificiais em abril. A iniciativa tem como objetivo atender cerca de 2 mil pequenos e médios criadores, executando a inseminação artificial em 26 mil bovinos em todo o território piauiense.

O investimento inicial do Governo do Estado para esta etapa do programa foi de R$ 4 milhões, e espera-se que os resultados tragam uma significativa melhoria na genética do rebanho piauiense, contribuindo para aumentar a produtividade e a competitividade no mercado nacional.

O secretário da Sada, Fábio Abreu, ressaltou que o programa representará uma revolução no rebanho piauiense, com melhorias genéticas que resultarão em crescimento econômico para o estado.

Para participar, os criadores devem procurar os escritórios da Sada nos municípios ou as Secretarias Municipais de Agricultura conveniadas com a Sada, apresentando documentos pessoais, informações sobre o imóvel e o rebanho, além da inscrição na Adapi.


Fonte: Governo do Piauí