O programa Piauí + Genética, lançado em maio de 2023, entrou em sua primeira fase de execução, coordenada pela Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada). Nesta etapa inicial, os criadores estão enviando suas demandas para o programa, que visa o aprimoramento genético de bovinos de corte e leite, além de ovinos e caprinos.
Segundo André Nogueira, coordenador do programa, as inscrições para inseminação em animais serão abertas em 25 de março, com previsão de realizar as primeiras inseminações artificiais em abril. A iniciativa tem como objetivo atender cerca de 2 mil pequenos e médios criadores, executando a inseminação artificial em 26 mil bovinos em todo o território piauiense.
O investimento inicial do Governo do Estado para esta etapa do programa foi de R$ 4 milhões, e espera-se que os resultados tragam uma significativa melhoria na genética do rebanho piauiense, contribuindo para aumentar a produtividade e a competitividade no mercado nacional.
O secretário da Sada, Fábio Abreu, ressaltou que o programa representará uma revolução no rebanho piauiense, com melhorias genéticas que resultarão em crescimento econômico para o estado.
Para participar, os criadores devem procurar os escritórios da Sada nos municípios ou as Secretarias Municipais de Agricultura conveniadas com a Sada, apresentando documentos pessoais, informações sobre o imóvel e o rebanho, além da inscrição na Adapi.
Fonte: Governo do Piauí