Bolsa de valores

Ações da Petrobras desabam após decisão sobre remuneração e lucro do 4º trimestre

No dia anterior, a petrolífera divulgou um lucro líquido de 31 bilhões de reais no último trimestre de 2023, representando uma queda de 28,4% em comparação com o mesmo período de 2022.

Foto: Reprodução

As ações da Petrobras enfrentam uma significativa queda nos primeiros negócios desta sexta-feira, após a aprovação de 14,2 bilhões de reais em remuneração aos acionistas para o quarto trimestre, mas com a decisão de não distribuir dividendos extraordinários.

No dia anterior, a petrolífera divulgou um lucro líquido de 31 bilhões de reais no último trimestre de 2023, representando uma queda de 28,4% em comparação com o mesmo período de 2022. Esse declínio é atribuído à redução do preço do petróleo no mercado internacional, despesas com baixas contábeis e abandono de áreas.

Analistas do Safra comentaram que a surpresa negativa relacionada à não distribuição de dividendos extraordinários torna a atratividade da Petrobras menos eficaz, aumentando a incerteza sobre pagamentos futuros e alocação de capital, o que pode obscurecer os resultados operacionais em linha.

Às 10h17, as ações preferenciais da Petrobras registravam uma queda de 10,94%, cotadas a 35,97 reais, enquanto as ações ordinárias apresentavam uma redução de 11,83%, a 36,38 reais, liderando as perdas no Ibovespa, que registrava uma baixa de 1,94%.


Fonte: Notícias Agrícolas