Exportação

Brasil recebe aprovação para exportar ovos e produtos derivados para a Rússia

Essa abertura do mercado russo tem o potencial de fortalecer ainda mais o comércio entre os dois países e demonstra a confiança internacional no sistema brasileiro de controle sanitário.

O governo russo anunciou a aprovação sanitária para que a Rússia possa agora receber ovos e produtos derivados do Brasil. As exportações para o novo mercado dependem da habilitação dos estabelecimentos brasileiros.

Essa abertura do mercado russo tem o potencial de fortalecer ainda mais o comércio entre os dois países e demonstra a confiança internacional no sistema brasileiro de controle sanitário. Em 2023, as exportações agrícolas para a Rússia ultrapassaram US$ 1,25 bilhão. O Brasil contribuiu significativamente para o mercado internacional de ovos, fornecendo cerca de 50 mil toneladas no último ano, resultando em exportações no valor de US$ 186 milhões.

Com essa nova conquista, o agronegócio brasileiro alcança a marca de 20 aberturas de mercado em 15 países apenas neste ano.

Desde o início de 2024, diversos novos mercados foram abertos para exportação em todos os cinco continentes. Entre os destaques estão a exportação de embriões e sêmen bovinos para Botsuana, gelatina e colágeno para os Estados Unidos e El Salvador, alevinos de tilápia e produtos de reciclagem animal para as Filipinas, bovinos vivos, embriões e sêmen bovino para o Paquistão, entre outros.

O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Roberto Perosa, ressalta o aumento da presença de produtos agropecuários brasileiros no mercado internacional e os benefícios para o desenvolvimento sustentável e a geração de renda. A conquista é resultado dos esforços conjuntos entre o Mapa e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).


Fonte: MAPA