Vírus

Estado de emergência por gripe aviária é prorrogado no Brasil

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) na última sexta-feira (04/03) decidiu manter, por mais um período, a emergência zoossanitária no país devido ao risco de gripe aviária. A medida, inicialmente decretada em maio de 2023, já havia sido renovada em outubro e agora segue prorrogada de forma preventiva. A nova decisão permite que o governo …

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) na última sexta-feira (04/03) decidiu manter, por mais um período, a emergência zoossanitária no país devido ao risco de gripe aviária. A medida, inicialmente decretada em maio de 2023, já havia sido renovada em outubro e agora segue prorrogada de forma preventiva.

Reprodução/freepik

A nova decisão permite que o governo continue mobilizando recursos e agindo com rapidez em casos suspeitos. Também facilita o trabalho conjunto entre União, estados, municípios e entidades privadas na contenção de focos da doença.

Desde a primeira ocorrência confirmada em aves silvestres, foram registrados 163 casos em animais selvagens e três em aves de subsistência. As granjas comerciais seguem sem registros da doença. O último caso confirmado foi em julho do ano passado.

Como reforço nas ações de controle, o MAPA suspendeu em março a realização de feiras, exposições e eventos que envolvam aglomerações de aves em todo o país. A liberação dessas atividades dependerá da avaliação sanitária de cada estado e da aprovação de planos de biossegurança.