Inovação no campo: Klabin promove programa para diversificar a renda de produtores do Sul do Brasil

Os produtores rurais paranaenses e catarinenses agora podem diversificar renda em suas propriedades, através do programa de parceria ‘Plante com a Klabin’, que conta com premissas da Agricultura 4.0. Nele, os agricultores são convidados a participarem de um processo de expansão florestal e integração de atividades da companhia, com o cultivo de pínus e eucalipto para silvicultura, tornando sua terra ainda mais produtiva.

O programa “Plante com a Klabin” oferece aos produtores rurais dos estados do Paraná e Santa Catarina a oportunidade de diversificar suas fontes de renda através do cultivo de pínus e eucalipto para silvicultura em parceria com a Klabin. Este programa busca expandir a produção florestal e integrar atividades agrícolas, tornando as terras dos agricultores mais produtivas.

Os produtores rurais que participam do programa recebem diversos benefícios, incluindo assistência técnica durante o ciclo de crescimento das árvores, consultoria para certificações de manejo sustentável das florestas e inserção na economia verde. Existem três modalidades de contrato de parceria com a Klabin:

  1. Permuta de Insumos e Serviços: Nesta modalidade, a Klabin implanta e maneja a floresta nos primeiros anos. Após o prazo estabelecido em contrato, as manutenções ficam a cargo do proprietário, que pode contar com apoio técnico da empresa.
  2. Permuta de Mudas: A Klabin fornece as mudas para que o produtor rural implante a floresta, podendo contar com assistência técnica da empresa para a manutenção.
  3. Fornecimento de Terra: A Klabin fornece a terra e o produtor rural é responsável pelo plantio e manejo da floresta, contando com assistência técnica da empresa.

O programa não apenas ajuda os produtores rurais a diversificar suas atividades e aumentar sua renda, mas também contribui para o desenvolvimento da região, geração de empregos e proteção do meio ambiente. O cultivo de pínus e eucalipto auxilia na retenção de dióxido de carbono da atmosfera, promovendo a luta contra as mudanças climáticas, além de melhorar a qualidade do solo e preservar a biodiversidade local quando manejado de forma sustentável.

Fonte: Noticias Agrícolas