Os investidores estão confiantes de que o Federal Reserve encerrou o seu ciclo de aperto monetário. Segundo o monitor CME FedWatch Tool, 95,5% do mercado aposta que o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) vai manter os juros no atual patamar na reunião do dia 13 de dezembro.
Nos últimos dias, os dados econômicos americanos andaram trazendo notícias boas para o mercado, como certo arrefecimento da inflação, alívio no mercado de trabalho e desaceleração econômica.
No entanto, falta mais um indicador – e talvez o mais importante: o Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal (PCE), o indicador preferido do Fed para medir a inflação.
O PCE será divulgado na quinta-feira (30/11). Caso venha dentro ou abaixo do projetado, as apostas de pausa definitiva na alta de juros se intensificam. Por outro lado, caso os números surpreendam negativamente, Jerome Powell terá mais oportunidades de dizer que a inflação segue acima da meta de 2%.
Além dos dados de inflação, também sai a segunda prévia do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos para o terceiro trimestre e Livro Bege, que traz o cenário econômico nos distritos do banco central americano.
Fonte: money times