Seagri

MPA invade secretaria de Agricultura e exige atenção do secretário

Movimento Popular pela Agricultura toma o poder na Seagri em busca de mudanças concretas.

Na manhã de segunda-feira (09/10), cerca de 500 pessoas, membros do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), ocuparam a sede da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) em Salvador, capital do estado.

De acordo com o ofício nº 29/2023 obtido pelo Canal Rural BA, o MPA está buscando a regularização de lotes familiares no perímetro irrigado de Ponto Novo, um município localizado a cerca de 340 km de Salvador. Eles também solicitam uma reunião com o secretário da pasta, Wallison Tum.

No documento, o movimento pede o assentamento de 150 famílias que estão acampadas no local desde 16 de outubro de 2017, quando ocuparam os lotes que, segundo o MPA, estavam abandonados pela empresa Sítio Barreiras, entre outros que estavam improdutivos.

O ofício, datado de 28 de setembro de 2023, afirma que os acampados permanecem no local, construindo moradias, plantando alimentos para consumo próprio e para venda, na esperança de serem assentados com garantia de investimentos para a agricultura irrigada e melhores condições de emprego e geração de renda no estado.

O documento é assinado por Eulalia dos Santos Oliveira, coordenadora do Acampamento União, e Jucimaria Santos Farias, coordenadora estadual do MPA, e termina solicitando uma reunião com o secretário da Seagri, Wallison Tum, entre os dias 9 e 11 de outubro.

No entanto, a Seagri informou que o secretário está fora do país, cumprindo agenda na Europa. Tum recentemente participou de uma feira internacional de fruticultura em Madri, Espanha, que terminou na última quinta-feira (05/10). Segundo fontes, os servidores da Seagri foram surpreendidos pela ocupação do MPA.

Fonte; canal rural