A Operação Safra 2022/2023 na região oeste da Bahia, que visa garantir a segurança de trabalhadores e produtores rurais durante o período de colheita de grãos e frutas, foi encerrada com resultados positivos. De acordo com a Secretaria da Agricultura do estado (Seagri), durante a operação, houve um aumento efetivo de 20% nas abordagens, com mais de 12 mil pessoas abordadas e mais de 3,5 mil veículos inspecionados pela Polícia Militar.
Além disso, foram realizadas 9 mil visitas a fazendas ao longo dos seis meses da operação, representando um aumento de 20% em relação ao período anterior. Embora tenha havido um aumento nas abordagens, os números de prisões em flagrante e apreensões de armas de fogo foram inferiores aos anos anteriores.
A Operação Safra é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) por meio da Polícia Militar, com o apoio da Seagri, por meio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). Ela tem como objetivo garantir a segurança dos produtores rurais e reduzir o impacto de crimes como o roubo de estoques de fertilizantes e equipamentos agrícolas.
A operação contou com uma ampliação do patrulhamento ostensivo, abordagens a veículos em rodovias e estradas vicinais, visitas periódicas aos estabelecimentos, uso de drones para mapeamento, reforço na disponibilidade de viaturas e comunicação entre os agentes policiais em campo.
O secretário da agricultura, Wallison Tum, destacou a importância da operação para a segurança dos produtores e elogiou a colaboração entre o estado e os produtores rurais.
Fonte: Canal Rural