Notícia

Dia D de combate a Dengue: “Residências, escolas públicas e particulares serão nossas prioridades”, afirma Dr Pessoa

As atividades do Dia D entram para a lista de esforços que a FMS e o Ministério da Saúde têm realizado, junto aos municípios, para a redução do número de casos de dengue que vem apresentando crescimento nas ultimas semanas epidemiológicas.

Dados apresentados na manhã desta quinta-feira (07/03), pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) apontam
que cerca de 70% dos focos do mosquito aedes eaegypti (dengue), mantém seus criadouros em nossas
residências, escolas públicas e escolas particulares.

As ações do plano de combate a Dengue em Teresina, foi apresentado no auditório da Fundação Municipal de Saúde e contou com a presença do Prefeito, Dr Pessoa, do secretário da FMS, Ítalo Costa, do Gerente de Epidemiologia, Amparo Salmito, do Diretor de Vigilância em Saúde, Walfrido Salmito, da Técnica de Zoonozes, Oriana Bezerra, além de representantes do Conselho Municipal de Saúde, Gereentes de UPA´s, diretores de Hospitais municipais e técnicos e agentes de endemias.

As atividades do Dia D entram para a lista de esforços que a FMS e o Ministério da Saúde têm realizado, junto aos municípios, para a redução do número de casos de dengue que vem apresentando crescimento nas ultimas semanas epidemiológicas.

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, destaca que a ação do Dia D é complementa uma série de outras ações que a prefeitura juntamente com a população e demais órgãos estadual e municipal vem realizando.

“Precisamos que a população ajude os entes públicos, seja ele municipal ou estadual e nesse sentido a prefeitura vem trabalhando de forma rigorosa desde uma simples capina nas escolas, até ao atendimento prestado aos pacientes nos nossos hospitais, e isso, sem deixar de lado o importante trabalho dos agentes, que são eles que contestam que 70% dos focos do mosquitos estão nas nossas casas, nas escolas da cidade, tanto da rede pública quanto da rede privada, e é ai que entra a conscientização da nossa gente para não dá folga ao mosquito”, explicou Dr. Pessoa.

Com apenas 5 minutos por semana, é possível deixar a dengue longe de casa, foi o que garantiu, Walfrido Salmito, durante sua apresentação. “Não queremos e nem temos mais tempo nos dias de hoje para dar aula de combate a Dengue. Tudo é questão de pequenos hábitos que valem nossas vidas. então com apenas cinco minutos, podemos manter lares, escolas e vias publicas livre do mosquito, mas temos realmente que trabalhar em parceria com os órgãos publico e com a população”, ratificou o especialista.

Cinco Minutos no Combate a Dengue:

–Mantenha a caixa d’água bem fechada

–Receba bem os agentes de saúde e os de endemias
–Amarre bem os sacos de lixo

–Coloque areia nos vasos de planta

–Guarde pneus em locais cobertos

–Limpe bem as calhas de casa

– Não acumule sucata e entulho

– Esvazie garrafas PET, potes e vasos

Boletim Epidemiológico-FMS

Segundo o último boletim epidemiológico de arboviroses da FMS, já foram notificados 673 casos de dengue da capital, sendo 472 confirmações. Nenhum óbito. Tiveram ainda notificações de 106 casos de chikungunya, 77 confirmações. Foram 3 notificações de zika, todas confirmadas.

“Todos precisam estar envolvidos no combate ao Aedes aegypti! A recomendação é não dar espaço para a proliferação do mosquito. Recipientes contendo água, grandes como caixas-d’água ou pequenos como uma tampinha de refrigerante, podem ser criadouros de larvas do mosquito. É preciso que cada cidadão esteja atento aos riscos e vistorie, semanalmente, suas casas”, fala Ítalo Costa, presidente da FMS.


Fonte: Prefeitura de Teresina