O mês de maio de 2023 foi histórico para a movimentação portuária no Brasil. No Paraná, com um total de 6.125.887 toneladas de cargas, os portos de Paranaguá e Antonina alcançaram um volume recorde de operações.
Esse resultado supera o melhor desempenho mensal anterior, registrado em maio de 2021, que era de 6.081.354 toneladas, com um aumento de 0,73%. Em comparação aos mesmos 31 dias de 2022, quando foram movimentadas 5.268.293 toneladas, a movimentação geral teve um crescimento significativo de 16%.
O desempenho excepcional foi impulsionado principalmente pelas exportações, que apresentaram um crescimento de 29% em relação a 2022. O volume de cargas exportadas atingiu a marca de 4.176.175 toneladas, em comparação às 3.242.924 toneladas de maio de 2022.
O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, destaca que os volumes de granéis, como soja, farelo e açúcar, além das cargas em geral, foram os principais responsáveis pelos excelentes resultados alcançados.
Esse desempenho é reflexo dos esforços realizados para otimizar os tempos de operação e melhorar a produtividade no embarque dos navios. Segundo o executivo, o trabalho operacional tem se concentrado nesses aspectos, o que contribuiu para a alta performance registrada.
No que diz respeito às importações, houve uma leve queda de 4% em relação ao ano passado, com 1.949.712 toneladas movimentadas no último mês em comparação às 2.025.369 toneladas do mesmo período em 2022.
Considerando o acumulado dos primeiros cinco meses deste ano, os portos paranaenses totalizam 25.220.449 toneladas movimentadas, o que representa um aumento de 5% em relação ao mesmo período de 2022, que registrou 23.961.677 toneladas. As exportações também se destacam nesse contexto ampliado, com um total de 16.146.244 toneladas em 2023, um crescimento de 14% em relação ao ano anterior.
Já as importações apresentaram uma queda de 7% no acumulado do ano. De janeiro a maio de 2023, foram descarregadas 9.074.204 toneladas de cargas, em comparação às 9.746.057 toneladas registradas no mesmo período de 2022.
Luiz Fernando Garcia ressalta que, além dos volumes expressivos de soja e outros granéis sólidos, os setores de contêineres e líquidos também contribuíram para o aumento observado em 2023.
Com esses resultados positivos, os portos paranaenses continuam a se destacar como importantes hubs de comércio exterior, impulsionando a economia da região e fortalecendo o papel do Paraná no cenário portuário nacional.
Quer ficar sabendo de tudo o que acontece no agronegócio? Faça parte do nosso grupo no Whatsapp.
Fonte: Canal Rural.