Economia

Presidente Lula defende investimentos em ferrovias e indústria siderúrgica

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou a necessidade do Brasil por mais investimentos no modal ferroviário e uma indústria siderúrgica mais competitiva

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Ricardo Stuckert/PR.

Na segunda-feira (03/06), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou a necessidade do Brasil por mais investimentos no modal ferroviário e uma indústria siderúrgica mais competitiva. Ele acredita que estabilidade política e econômica vai estimular o investimento empresarial.

Lula fez essas declarações durante a cerimônia de início das obras no Lote 1F da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), em Ilhéus, Bahia. Ele expressou o desejo de que a construção da ferrovia beneficie a soberania nacional e a competitividade do Brasil.

O presidente também criticou a falta de produção nacional de trilhos e dormentes, apesar da rica quantidade de minério de ferro e siderúrgicas no país.

A Fiol, composta por três trechos, consolidará um corredor de exportação para minério de ferro e grãos, com a expectativa de reduzir em 86% a emissão de gases do efeito estufa. As obras do Lote 1F da Fiol estão sob a responsabilidade da Bahia Mineração (Bamin), que ganhou a concessão do trecho em leilão em 2021.

O presidente encorajou a aceleração das obras para que o primeiro trecho esteja operacional antes do final de seu mandato em 2026. A Casa Civil afirmou que o projeto da Fiol será incluído no novo programa de infraestrutura do governo.


Fonte: Agência Brasil.