Mercado Internacional

Rússia exporta petróleo para o Brasil pela primeira vez

O petróleo russo é vendido com grandes descontos para países como Índia e China, que fazem parte da aliança dos BRICs, junto com o Brasil

A Rússia enviou sua primeira carga de petróleo para o Brasil, em uma tentativa de diversificar seus mercados consumidores, que foram afetados pelas sanções impostas pelos Estados Unidos e pela União Europeia. O petróleo russo é vendido com grandes descontos para países como Índia e China, que fazem parte da aliança dos BRICs, junto com o Brasil.

O Brasil é um grande produtor e exportador de petróleo, mas às vezes importa petróleo para atender às demandas internas de refino. A empresa russa Lukoil embarcou 80 mil toneladas de seu petróleo Varandey, um tipo de petróleo bruto leve, para o terminal do porto de Madre de Deus, na Bahia, operado pela Transpetro, uma subsidiária da Petrobras.

O petróleo foi enviado do porto de Murmansk, na Rússia, no navio Stratos Aurora. Não se sabe quem é o comprador da carga. A Lukoil, a Petrobras e o Ministério de Minas e Energia do Brasil não comentaram o assunto.

A exportação de petróleo para o Brasil é mais um passo da Rússia para ampliar sua presença no mercado global de energia, após a invasão da Ucrânia em 2022, que gerou uma crise diplomática e econômica com o Ocidente. A Rússia também tem investido em projetos de gás natural e energia nuclear em países como China, Índia, Turquia e Irã.


Fonte: Notícias Agrícolas.