A Embrapa firmou um parceria com a Jacto, empresa brasileira de implementos e tecnologia agrícolas, para a validação de sensores de equipamentos portáteis em regiões de teste da estatal para atender pequenos e médios produtores rurais. A parceria ocorrerá no âmbito do Centro de Ciência para o Desenvolvimento em Agricultura Digital (CCD-AD), o Centro Semear Digital.
O centro de pesquisa foi criado em 2023 pela Embrapa Agricultura Digital e com ele foram estabelecidos dez “distritos agrotecnológicos” (DATs), onde são testadas soluções de conectividade e tecnologias digitais.
Os sensores da Jacto serão testados em três distritos: Caconde (SP), São Miguel Arcanjo (SP) e Vacaria (RS). Os testes deverão atender lavouras de café e de fruticultura, como de maçã.
O acordo com a Jacto prevê, ao longo de dois anos, a validação e aperfeiçoamento de sensores, e prevê a articulação entre equipes de pesquisa e pessoas de referência em cada distrito.
“A iniciativa inovadora junto ao segmento deve ajudar a suprir lacunas de mão-de-obra e acelerar o processo de automação na estimativa dos frutos, já adotado em propriedades de grande porte e para grãos”, afirmou Stanley Oliveira, chefe-geral da Embrapa Agricultura Digital.
Os distritos agrotecnológicos são regiões produtoras selecionadas pela Embrapa de acordo com indicadores socioeconômicos e de diversidade produtiva e de recursos naturais.
Pelo Centro Semear Digital, a Embrapa avalia os gargalos de conectividade e realiza projetos-piloto através de parcerias para fornecer soluções digitais que possam atender às demandas específicas de cada local.
A Jacto já fornece equipamentos e serviços agrícolas — incluindo de soluções de agricultura 4.0 — para mais de 100 países através de suas fábricas no Brasil, Argentina e Tailândia.